REGULAMENTO - HINO DO AVC





Regulamento do Concurso para escolha do Hino  do Ano da Vida Consagrada

A CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil, por meio do presente regulamento, estabelece critérios e esclarece aspectos que favorecem o bom andamento do concurso que se destina a escolher uma composição (letra e música) a ser oficializada como Hino do Ano da Vida Consagrada no Brasil.

I-    Da realização

A CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil lança concurso do Hino do Ano Vida Consagrada.

II-  Dos Objetivos

a)    Escolher o Hino do Ano da Vida Consagrada e que, consequentemente se tornará um hino para a CRB.
b)   Estimular o desenvolvimento artístico e cultural dos Religiosos de todas as faixas etárias como forma de valorização dos dons e talentos musicais existentes nas congregações religiosas.
c)    Promover a participação de toda a Vida Religiosa Consagrada do Brasil no Concurso do Hino, uma das atividades do Ano da Vida Consagrada do Brasil.

III-    Dos requisitos para a participação

a)    Serão considerados participantes todos aqueles que se inscreverem no prazo determinado, conforme este regulamento, religiosas e religiosos (Irmãs, Irmãos, padres consagrados - de votos perpétuos e simples e noviços/as, postulantes e aspirantes) de todo o território nacional, brasileiros/as ou estrangeiros/as, desde que residentes no Brasil. Poderão inscrever-se também religiosos brasileiros/as residentes no exterior, como também, religiosas/os estrangeiros que vivem no Brasil.
b)   É vedada a participação de integrantes e familiares e leigos na composição (letra e múscia). Estes poderão participar como instrumentistas e tocadores em caso de formação de banda para a gravação.
c)    Cada autor/a deverá inscrever apenas uma composição destinada ao Concurso do Hino para o Ano da Vida Consagrada.
d)   É admitida a co-autoria devendo constar expressamente na ficha de inscrição, sendo a documentação exigida para todos os inscritos.

IV – Da Inscrição

a)    A Inscrição, que é gratuita, será realizada mediante preenchimento da Ficha de Inscrição, no período de 15 de novembro de 2014 a...,de segunda a sexta-feira via site da CRB Nacional (www.crbnacional .org.br), enviado para o endereço eletrônico: avconsagrada@gmail.com e publicacoes@crbnacional.org.br
b)   Se preenchida à mão, a ficha de inscrição deve ter letra legível e sem rasuras.
c)    O participante deverá preencher e assinar a ficha de inscrição, anexando cópia de um documento pessoal (RG), bem como do co-autor do trabalho e um documento que comprove vínculo com a Instituição Religiosa a que pertence.
d)   Até 03 (três) participantes poderão apresentar trabalho conjunto e, neste caso, a menção honrosa será conferida a todos os autores.
e)    O trabalho deverá ser entregue até o dia 15 de janeiro de 2015 às 17h. Não haverá tolerância para os trabalhos entregues fora deste prazo.
f)     A música gravada em CD ou pendrive, juntamente com a partitura (escrita em pauta),  deverão ser enviadas com a seguinte inscrição: Concurso do Hino para o Ano da Vida Consagrada – A/C Assessoria de Comunicação da CRB Nacional -  SDS Bloco H, nº 26, sala 507 – Edifício Venâncio II – CEP70393 – 900 – Brasília- DF – Fone: (061) 3236 55 40/ 8424 02 42.

V- Das normas de apresentação do trabalho

a)    O trabalho deverá ser digitado na língua pátria(português), apresentado de forma padronizada.
b)   O trabalho deverá ser digitado em estilo regular, cor automática, fonte arial, tamanho 14, formato A4.
c)    A música dever ser inédita.
d)   Letra e música podem ser em co-autoria.

VI – Da composição do Hino

a)    A letra e a música deverão ser inéditas.
b)   O autor terá como inspiração para a composição da letra a Vida Religiosa Consagrada, sua missão, atuação e profetismo na Igreja, focalizando fatos históricos, acontecimentos, feitos e  peculiaridades relativas ao seguimento de Jesus e à missão da vida consagrada na Igreja e na sociedade; a Carta Circular “Alegrai-vos” e o documento “Perfectae Caritatis”(sobre a adequada renovação  da Vida Religiosa Consagrada e “Perscrutai”, segunda Carta Circular aos Consagrados e Consagradas e o tema e lema da Vida Consagrada: Evangelho, Profecia e Esperança (Ver logo em anexo).
c)    A composição poderá conter no máximo 5 estrofes, com, no máximo 10 versos cada.
d)     A letra do hino seja poética, com métrica regular, isto é, em todas as estrofes haja o mesmo número de sílabas e acentos, além de usar uma linguagem correta gramaticalmente, que traduza o conteúdo, o tema e o lema do hino.
e)      A melodia, por seu caráter de hino (cântico festivo e solene), tenha espírito religioso e de louvor a Deus. O hino seja vibrante e jubiloso, com melodia fluente e cantável, simples mas bela, realçando sempre o texto. Melodia e texto devem estar em perfeita sintonia, uma completando a outra.

VII – Da Comissão Organizadora e do Júri

a)    A Comissão Organizadora é composta pela Diretoria Nacional da CRB e Assessores. A Comissão de Júri será composta por religiosos das seguintes áreas: da língua portuguesa, música e da literatura, teologia e Bíblia.
b)   A Comissão do Júri será nomeada pela CRB Nacional.

VIII- Do julgamento

a)    A participação no concurso implica a aceitação do presente regulamento e será critério para efeito de julgamento
b)   Entenda-se por composição musical original inédita aquela isenta de plágio e que não tenha sido editada, gravada e apresentada em público até este concurso.
c)    Serão levados em consideração no julgamento os aspectos linguisticos-literários, a adequação ao tema, a melodia, a originalidade, o ineditismo, o tema propriamente dito.
d)   Os trabalhos serão selecionados, classificados e o resultado divulgado para toda a Vida Religiosa até o dia 07 de abril de 2015.
e)    Para avaliar os trabalhos a comissão julgadora seguirá rigorosamente este regulamento.

IX - Da premiação
a)    No presente concurso não haverá premiação, somente a divulgação do hino vencedor para toda a Vida Religiosa do Brasil.

X- Do Direito Autoral
a)    O autor ou autores do trabalho vencedor cederá ou cederão de forma gratuita, os direitos autorais à CRB Nacional - Conferência dos Religiosos do Brasil por meio do termo de cessão dos direitos autorais( anexo).


.....................................................................................
Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro
Presidente Nacional da CRB


            

                Anexo I

O logotipo e o lema para o Ano da Vida Religiosa Consagrada 2014-2016

                   


O logotipo e o lema do Ano da Vida Religiosa Consagrada (30 de novembro de 2014 a 2 de fevereiro de 2016)

A Vida Religiosa Consagrada na Igreja de hoje: Evangelho, Profecia e Esperança
Uma pomba sustenta levemente sobre a asa um globo poliédrico, enquanto pousa sobre o fluir das águas das quais se levantam três estrelas, guardadas pela outra asa.
O logotipo para o Ano da Vida Consagrada expressa por meio de símbolos os valores fundamentais da Vida Consagrada. Nela se reconhece “a obra incessante do Espírito Santo, que junto dos sinais difunde as riquezas da prática dos conselhos evangélicos através de múltiplos carismas, e  que também por este caminho se faz presente de modo perene na Igreja e no mundo, no tempo e no espaço, o mistério de Cristo” (VC 5).
O sinal gráfico que desenha o perfil da pomba corresponde em árabe à palavra paz: uma chamada para a vocação da Vida Religiosa Consagrada que seja exemplo de reconciliação universal em Cristo.


A pomba sobre as águas

A pomba pertence à simbologia clássica para indicar a ação do Espírito Santo, fonte de vida e inspirador da criatividade. É uma referência aos inícios da história: no princípio, o Espírito de Deus pairava sobre as águas (cf. Gen 1.1.). A pomba, que paira sobre um mar cheio de vida sem expressar, lembra a fertilidade paciente de fertilidade e confiante, enquanto que os sinais que a cercam revelam a ação criadora e renovadora do Espírito. A pomba também evoca a consagração da humanidade de Cristo no batismo.
As águas, formadas por peças de mosaico ,indicam a complexidade e a harmonia dos elementos humanos e cósmicos, que o Espírito faz "gemer", segundo os misteriosos desígnios de Deus (cfr. Rm 8,27), para que convirjam no encontro acolhedor e fecundo que leva a uma nova criação, ainda que estejam ameaçados por um mar de hostilidades - a pomba voa sobre o dilúvio (Gênesis 8: 8-14). Os consagrados e as consagrados no sinal do Evangelho - desde sempre peregrinos entre os povos também pelos caminho do mar - vivem a sua variedade carismática e diaconal como "bons administradores da multiforme graça de Deus" (1PD 4,10); marcados pela Cruz de Cristo até o martírio, habitam a história com a sabedoria do Evangelho, levando a Igreja a abraçar e curar tudo o que é humano em Cristo.

As três estrelas

Lembram a identidade da Vida Consagrada Religiosa no mundo: como confessio Trinitatis, fraternitatis signum e servitium caritatis. Expressam a circularidade e a relação de amor trinitário que a Vida Religiosa Consagrada trata de viver a cada dia no mundo, sob o signo da fraternidade. As estrelas indicam também o triplo selo de ouro com o qual a iconografia bizantina honra a Maria, a toda Santa, primeira Discípula de Cristo, modelo e patrona de toda a Vida Religiosa Consagrada.

O globo poliédrico

O pequeno globo poliédrica significa o mundo com a variedade de povos e culturas, como afirma o Papa Francisco (cf. EG236). O sopro do Espírito o sustenta e impulsiona-o para o futuro. Convite aos consagrados e às consagrada a serem "portadores do Espírito (pneumatophóroi), homens e mulheres autenticamente espirituais, capazes de fecundar secretamente a história" (VC 6).

O Lema

Vida Religiosa Consagrada na Igreja de hoje: Evangelho, Profecia e Esperança.
O tema acrescenta mais um destaque à identidade e horizontes, experiências e ideais, graça e caminho que a Vida Religiosa Consagrada tem vivido e ainda vive na Igreja como Povo de Deus na peregrinação dos povos e das culturas para o futuro.

Evangelium (Evangelho): indica a regra fundamental da Vida Religiosa Consagrada que é a "sequela Christi, tal qual a propoe o Evangelho" (PC 2a). Primeiro como "memória vivente do modo de atuar e de existir de Jesus" (VC 22), depois como sabedoria de vida à luz dos múltiplos conselhos que o Mestre propõe aos seus discípulos (cf. LG 42). O Evangelho dá sabedoria orientadora e alegria (GE1).

Profetia (Profecia): Indica o caráter profético da Vida Religiosa Consagrada que se configura "como uma forma de especial participação na função profética de Cristo, comunicada pelo Espírito Santo para todo o Povo de Deus" (VC 84). É possível falar de um autêntico ministério profético, que nasce da Palavra e se alimenta da Palavra de Deus, acolhida e vivida nas diversas circunstâncias da vida. A função se explicita na denúncia corajosa, no anúncio de novas "visões" de Deus  e "na exploração de novas formas de aplicar o Evangelho para a construção do Reino de Deus" (ibid.).

Spes (Esperança): recorda o cumprimento último do mistério cristão. Vivemos em tempos de extensas incertezas e de escassez de projetos de horizonte amplo: a esperança mostra sua fragilidade cultural e social, o horizonte é obscuro porque "parece ter-se perdido o rastro de Deus" (VC 85). A Vida Religiosa Consagrada tem uma permanente projeção escatológica: testemunha na história que toda a esperança terá a acolhida definitiva e converte a espera "em missão para que o Reino se faça presente agora" (VC 27). Sinal de esperança, a Vida Religiosa Consagrada se faz próxima e misericórdia, parábola de futuro e liberta de toda idolatria

"Animados pela caridade que o Espírito Santo infunde nos corações" (Rm 5,5), os consagrados e as consagradas abraçam pois o universo e se convertem em  memória do amor trinitário, mediadores de comunhão e unidade, centinelas orantes na crista da história, solidários com a humanidade em seu trabalho e na busca silenciosa do Espírito.


Anexo II

TERMO DE CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Por este instrumento, eu, (nome completo) _____________________________________ _______________________________, nacionalidade __________________________, estado civil ____________________________, profissão ___________________________, portador da Carteira de Identidade nº. __________________ órgão emissor __________________
e CPF nº.______________________________, residente e domiciliado à (logradouro):__
______________________________________ Nº________, CEP:_________________________ Bairro:____________________________________ Cidade:_____________________________ Estado:________________________________. CEDO os direitos autorais patrimoniais da obra (discriminar qual a obra): ______________________________________________
___________________________________________________, de forma espontânea e gratuita, por tempo indeterminado, nos termos do art. 49 da Lei n.º 9.610/98, à CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL, entidade religiosa sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob n.º 33.460.940/0001-12 com sede no SDS Bloco H, No 26, sala 507, Edifício Venâncio II, 70393-900 – Brasília - DF para o Ano da VRC ou em qualquer outro evento realizado por esta.
Declaro que o conteúdo da obra cedida é de minha autoria, da qual assumo qualquer responsabilidade moral e/ou material em virtude de possível impugnação da obra por parte de terceiros.


ASSINATURA E CPF DO CEDENTE

......................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário